Musetti derrota Berrettini em final italiana e conquista segundo título da carreira em Nápoles

Por José Morgado - Outubro 23, 2022

Lorenzo Musetti, jovem de 20 anos que é há muito apontado como uma das grandes esperanças do ténis mundial, conquistou este domingo o segundo título ATP da sua carreira, ao triunfar no ATP 250 de Nápoles, juntando este troféu ao ATP 500 de Hamburgo, no qual derrotou então na final Carlos Alcaraz para vencer o seu primeiro título de carreira.

O jovem transalpino, 24.º ATP, derrotou numa final cem por cento italiana o mais cotado e experiente Matteo Berrettini, 16.º ATP e antigo top 10, por 7-6(5) e 6-2, em duas horas de um encontro que acabou por ficar marcado no segundo set pelas evidentes dificuldades físicas de Berrettini, incapaz de contrariar o seu rival, que foi o melhor jogador ao longo de toda a semana — em que não cedeu qualquer set!

Musetti vai saltar para o 23.º posto do ranking ATP (recorde pessoal!), ao passo que Berrettini é agora 14.º da hierarquia mundial, reaproximando-se do top 10. Os dois mantêm chances de qualificação para as ATP Finals, ainda que nesse caso as de Berrettini sejam naturalmente muito maiores.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com