Um recorde que deixa Alcaraz a pensar: quem é o mais jovem a fazer o Grand Slam de carreira?

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 14, 2022

Carlos Alcaraz conquistou o seu primeiro título do Grand Slam com 19 anos, tornando-se no sétimo mais novo a alcançar esse feito, ao mais tempo que é o mais jovem número um da história. O prodígio de Murcia tem derrubado recordes atrás de recordes, mas há um especialmente exigente para o qual pode começar a olhar agora: o mais novo a completar o Grand Slam de carreira.

Pois bem, o relógio está a contar para Alcaraz a partir de agora, sendo que no topo se encontra uma marca difícil de bater. Rafael Nadal venceu pelo menos uma edição de Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open aos 24 anos, 3 meses e 10 dias, batendo por larga margem o recorde que era de Roger Federer, com 27 anos, 9 meses e 30 dias. Já Novak Djokovic fê-lo com 29 anos e 14 dias. Será que Alcaraz chega sequer a fazer o Grand Slam de carreira?

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt