Tiafoe deixa público ao rubro e apura-se para os ‘oitavos’ do US Open pelo terceiro ano seguido

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 4, 2022

Frances Tiafoe adora deixar o público ligado à corrente e a eletricidade esteve mesmo à solta em Nova Iorque este sábado. O número 26 do ranking ATP ultrapassou Diego Schwartzman (16.º) num duelo em que teve o primeiro set basicamente perdido, antes de se apurar para os oitavos-de-final do US Open pelo terceiro ano consecutivo. Já agora, nenhum norte-americano conseguia fazer isso desde Mardy Fish, então em 2012.

Tiafoe triunfou com os parciais 7-6(7), 6-4 e 6-4, em sensivelmente três horas de encontro, com destaque para as reviravoltas nos dois primeiros parciais. Na partida inaugural, Schwartzman liderou por 5-2, com dois breaks de vantagem, mas viu-se chegar ao 5-5. Ainda quebrou novamente para fazer o 6-5, já depois de desperdiçar dois set points, mas Tiafoe fez o contra-break e forçou o tie-break. Na hora do desempate, o argentino teve mais três set points… e não aproveitou, pagando bem caro por isso.

Já no segundo set, Tiafoe ainda esteve a perder por 2-0, antes de também virar, acabando mesmo por selar o triunfo sobre o argentino. Agora, vai à procura dos quartos-de-final no US Open pela primeira vez na carreira e pela segunda num Grand Slam. A tarefa não se avizinha fácil já que será contra Rafael Nadal ou Richard Gasquet.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt