Francisco Cabral conquista título em Gstaad e faz história

Por José Morgado - Julho 24, 2022
cabral

Francisco Cabral, jovem de 25 anos que em 2021 decidiu tomar a correta decisão de apostar tudo na variante de pares, voltou a fazer história este domingo, ao conquistar o ATP 250 de Gstaad, na Suíça, para se tornar no segundo tenista português de sempre a chegar aos dois títulos de pares. Cabral, que tinha vencido o Millennium Estoril Open (com Nuno Borges), empata com João Cunha e Silva, campeão dos ATP de Tel Aviv 1992 (com Mike Bauer) e Casablanca 1997 (com Nuno Marques).

Em Gstaad, Cabral, atual número 63 ATP, conquistou o segundo título da sua carreira ao lado do bósnio Tomislav Brkic, 54.º da hierarquia de duplas, ao derrotarem na final o neerlandês Robin Haase (ex-top 30 de singulares) e o austríaco Philipp Oswald, especialista da variante, por 6-4 e 6-4, em pouco mais de uma hora de duelo.

Com este título e os 250 pontos somados, Cabral vai estrear-se no top 50 de pares e já é o segundo melhor português de todos os tempos em termos de ranking de duplas, apenas superado por João Sousa, que foi top 30 ATP tanto em singulares como em pares.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt