Schwartzman critica guerra mas não concorda com ITF: «Sabemos quem são os culpados»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 3, 2022
Schwartzman
Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Quase nenhum tenista permanece em silêncio quando é questionado relativamente à guerra de que a Ucrânia se está a tentar defender. O povo ucraniano luta para contrariar a invasão russa, sendo que, como dano colateral, a ITF expulsou a Rússia e a Bielorrússia das competições por seleções – Taça Davis e Billie Jean King Cup. Os tenistas podem continuar a competir sem bandeira, mas Diego Schwartzman não concorda com os castigos.

“O que se está a passar é um desastre, algo absolutamente incompreensível. Não estou de acordo que a ITF expulse dos torneios de seleções os jogadores que se posicionaram publicamente contra a guerra. É errado que utilizem os que não têm nada a ver. Sabemos quem são os culpados. Tenho boa relação com Rublev, Khachanov e eles já se expressaram, são pessoas amáveis. Os russos e ucranianos estão do mesmo lado. O da paz”, afirmou ao La Nación.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt