Antigo preso da China deixa alerta: «COI está a deixar Peng Shuai ainda em maior perigo»

Por Bola Amarela - Dezembro 5, 2021

Poucos ficaram tranquilizados ao verem que Peng Shuai fez duas vídeo-chamadas com Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional. A sustentar esse sentimento surgiu uma carta aberta de Peter Dahlin, um ativista pelos direitos humanos que sabe em primeira mão o que é estar nas mãos do governo chinês. Esteve preso, mas encontrou forma de agora estar a viver em Espanha, onde tenta prestar ajudar a pessoas na situação da tenista. E está muito preocupado.

“O COI está a deixar Peng Shuai ainda em maior perigo. Se este erro é por ignorância, que esta carta aberta seja um passo para remediarem isto. A prática de haver aparições treinadas é como uma confissão televisiva forçada. O COI teve duas vídeo-chamadas com Shuai, o único contacto direto entre Shuai e alguém de fora. Nada foi divulgada, apenas fotografias da conversa”, escreveu.

Dahlin prossegue a elencar os motivos da preocupação. “O propósito dos vídeos é o mesmo. É para atacar a pessoa ou contrariar as críticas internacionais. Pelo menos eduquem-se e aprendam sobre o desaparecimento e sobre confissões treinadas. Peng não está livre. Vocês sabem, ou deviam saber, que ela não está livre”, rematou.

  • Categorias:
  • WTA