Henrique Rocha e o primeiro ponto ATP: «Significa muito»

Por José Morgado - Abril 4, 2021

Henrique Rocha, jovem de apenas 16 anos, conquistou este domingo o seu primeiro ponto ATP, avançar no Oeiras Open II, tornando-se no primeiro tenista nascido em 2004 a vencer num Challlenger — qualifying ou quadros principais. Em conferência de imprensa, o portuense mostrou-se naturalmente muito contente e orgulhoso.

“Senti-me bastante bem de início ao fim. Consegui fazer a diferença e estou bastante feliz pelo meu primeiro ponto ATP e logo no Centralito do Jamor. Lembrei-me do jogo da semana passada, em que tive breaks de vantagem em todos os sets. Hoje mantive-me mais calmo, nunca fui abaixo, mesmo quando perdi as vantagens. Mantive o foco e senti-me bem”, confessou após superar o norte-americano Nick Chapell no Centralito.

O que significa este triunfo para o jovem do CAR? Bastante… “Significa muito. Trabalho há muito tempo para isto, sinto-me muito contente e quero voltar a ganhar amanhã. Não estava à espera de jogar estes dois Challengers, ainda não é o meu nível e estou mais focado nos juniores, mas é fantástico ter esta oportunidade. Expectativa para amanhã? Ganhar. Não conheço muito bem, mas vou falar com os meus treinadores.”

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com