Primeiro top 10 a cair! Karatsev sufoca Schwartzman em enorme surpresa

Por Bola Amarela - Fevereiro 12, 2021
karatsev

Que exibição surreal! Aslan Karatsev nunca tinha jogado o quadro principal de um torneio do Grand Slam, nem tão pouco defrontado um jogador do top 10, mas deu um autêntico show para garantir um lugar nos oitavos-de-final do Australian Open. O russo (114.º ATP) deixou pelo caminho Diego Schwartzman (9.º), que assim se tornou no primeiro membro dos 10 primeiros a cair.

Depois de ultrapassar o qualifying e de bater Gianluca Mager e Egor Gerasimov, aí estava o grande desafio para Karatsev. No entanto, o jogador de 27 anos esteve como um peixe na água e sufocou o argentino com parciais que não deixam dúvidas: 6-3, 6-3 e 6-3. Uma autêntica demonstração de ténis ultra ofensivo, sem nunca deixar Schwartzman respirar e a resistir a todos os momentos em que o sul-americano parecia com vontade de recuperar.

Contas feitas, os números finais impressionam. Karatsev disparou uns impressionantes 50 winners contra apenas… 5 do 8.º cabeça-de-série. Aliás, para que se tenha noção, o argentino alinhou somente um winner durante a primeira hora de encontro, tal o sufoco de que estava a ser alvo. O russo somou naturalmente mais erros (38 contra 11), mas acabou por carimbar uma vitória sensacional, na qual salvou 10 de 11 pontos de break.

Karatsev, que tinha impressionado na retoma do circuito em 2020 com 27 vitórias em 33 encontros nos diferentes patamares, tornou-se assim apenas no quinto jogador desde 2000 a chegar aos oitavos-de-final na sua estreia num Grand Slam. Ainda assim, tentará sonhar ainda mais quando defrontar Denis Shapovalov ou Felix Auger-Aliassime na próxima ronda.