Korda tem pai e irmãs famosos mas lembra… a mãe: «É a ‘rocha’ da família»

Por José Morgado - Janeiro 10, 2021
kordas

Sebastian Korda, jovem norte-americano de 20 anos que este sábado à noite se apurou para os quartos-de-final de um torneio ATP pela primeira vez na sua (ainda curta) carreira, tem um enquadramento familiar ligado ao desporto de alta-competição. Fala-se muito no seu pai, o ex-campeão do Australian Open Petr Korda, e das suas duas irmãs, as golfistas profissionais Nelly e Jessica, mas, na hora de celebrar um dos triunfos mais importantes da sua vida, Seb preferiu destacar… a sua mãe: Regina Rajchrtová, uma antiga tenista checa que foi top 30 WTA.

“Ela moldou todo o meu ténis. Quando eu comecei a jogar mais a sério, o meu pai acompanhava a minha irmã mais velha no circuito de golfe profissional, pelo que foi a minha mãe que acabou por me ensinar quase tudo dentro de court. Ela não tem a fama do meu pai e das minhas irmãs, mas ela é a responsável por onde eu estou hoje. Era uma jogadora incrível. É uma rocha para toda a nossa família”, contou Korda, ainda durante a entrevista em court depois do encontro.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1348079381214846979

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com