Carlos Boluda, ex-‘novo Nadal’, retira-se aos 27 anos e atira-se ao empresário

Por Bola Amarela - Janeiro 4, 2021
boluda

O espanhol Carlos Boluda, jovem de apenas 27 anos, não suportou a pressão, as lesões e anunciou este fim-de-semana a sua retirada do ténis numa interessante entrevista ao site ‘Punto de Break’. Quando apareceu, ainda muito jovem, Boluda foi apontado pela imprensa espanhola… como o ‘novo Nadal’.

“Tomei a decisão há um mês e meio. Já arrasto estas dúvidas há muito tempo, tenho passado mal até chegar ao ponto de não me reconhecer. Ter dado este passo foi uma libertação para mim. O bom é que mudei o chip muito rápido. A cada ano que passava na minha carreira, fui perdendo pessoas da minha equipa. Acabei sozinho e isso foi muito triste para mim”, revelou Boluda, que nunca chegou sequer a entrar no top 250 ATP.

O tenista precisou de ajuda psicológica no início de 2019. “Passei muito mal em alguns momentos da minha carreira. Tive de procurar ajuda de uma psicóloga. Talvez por toda a pressão que havia tido na carreira, as lesões, todos me davam por acabado, o esforço que fiz para estar como 254.º ATP, ver que as pessoas não confiavam em mim. Com tudo isso junto acabei por colapsar”.

Boluda não ousa em nomear alguns dos culpados. “70 por cento das culpas de a minha carreira acabar aos 27 anos são das pessoas que me rodearam, especialmente de um empresário que tive e que foi a pior pessoa que conheci. Depois colocaria 15% nas lesões e 15% em mim mesmo. Eu também tive muita culpa, mas tudo o que estava à minha volta foi horrível!. O teu ‘chefe’ deve ser o teu treinador, que trabalha contigo todos os dias. Eu obedecia a tudo que me diziam mesmo que muitas vezes não fosse o caminho adequado. Sempre fui uma pessoa que muita vontade de aprender, em todas as idades aprendi coisas, desde pequeno. Foi complicado para mim lidar com tudo isso”.