Nuno Borges vence batalha ‘universitária’ no Porto e marca duelo com Mischa Zverev

Por José Morgado - Setembro 30, 2020
nuno-borges2
FOTO FPT

Nuno Borges está de regresso esta semana à competição no Monte Aventino, o mesmo local onde há dois meses conquistou o seu primeiro título nacional absoluto. O maiato de 23 anos, número 544 do ranking mundial, apurou-se esta quarta-feira para os oitavos-de-final do Porto Open, evento que distribui 25 mil dólares em prémios monetários e que é o mais importante em solo nacional desde que o circuito foi retomado.

Num duelo entre dois jogadores que brilharam no circuito universitário, Borges teve de suar muito mas conseguiu impor-se ao norte-americano Patrick Kypson, número 764 ATP e Rookie of The Year da NCAA em 2018, por 5-7, 7-5 e 6-1. O maiato esteve a perder por 4-5 no segundo set e a três pontos da derrota, mas venceu 9 dos últimos 10 jogos para triunfar em 2h20.

Na segunda ronda, Borges vai defrontar o antigo top 30 mundial Mischa Zverev, atual número 265 ATP, que superou na primeira ronda o espanhol Pablo Vivero, campeão em título.

Borges junta-se a Gastão Elias e Tiago Cação nos oitavos-de-final de quinta-feira, fase da prova em que também está a tetracampeã nacional Francisca Jorge na prova feminina.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com