Treinador de Medvedev ‘perdido’: «Não sei com o que fazer com o Daniil»

Por José Morgado - Março 17, 2020
medvedev-cervara

Daniil Medvedev, número cinco mundial, é um dos muitos tenistas que não sabe muito bem que rumo dar à sua vida — no que ao treino diz respeito — nesta fase em que o coronavírus obrigou todo o desporto — e o Mundo — a parar. O russo confessou recentemente que ia ficar em Monte Carlo, onde as coisas estão mais calmas do que noutras zonas do globo, mas o seu treinador, o francês Gilles Cervara, não esconde estar um pouco perdido com toda esta situação.

“Temos de tomar uma decisão, mas nem eu, nem o Daniil sabemos muito bem o que saber. Não sei o que fazer com ele nesta fase. Não estamos a pensar em subir ao court, sinceramente. Enquanto não for seguro, não vamos fazê-lo. O mais importante é a saúde”, confessou em declarações ao jornal francês ‘L’Equipe’.

Cervara, que em 2019 venceu o prémio de treinador do ano para o ATP Tour, lembra como será importante reentrar bem no circuito assim que o ténis recomeçar. “Isto vai afetar imenso os jogadores, não apenas no capítulo físico mas especialmente anímico. Quem souber lidar melhor com tudo isto vai voltar mais forte…”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com