Foto com Djokovic salva brasileiro da prisão quando viajava com refugiados

Por admin - Janeiro 5, 2016

Quando Edgard Raoul Gomes decidiu largar tudo no Brasil para ir ajudar refugiados na Europa, longe estaria de imaginar que chegaria a sentir o frio das algemas nos pulsos e, mais do que isso, que seria a fotografia tirada com Novak Djokovic há alguns anos, religiosamente guardada no seu telemóvel, que o livraria de ir parar à prisão.

Ajudar famílias sírias e afegãs na Grécia foi a causa que fez mover o advogado brasileiro de 29 anos, mas foi a decisão de fazer a rota terrestre de refugiados até à Alemanha que o colocou em mais lençóis. Raoul Gomes estava há duas semanas entre os refugiados, apenas com dinheiro, passaporte e uma mochila, quando, na fronteira da Sérvia com a Macedónia, foi abordado pela polícia sérvia, que o levou para uma sala fechada.

Apesar dos apelos para que as perguntas fossem feitas em inglês, seguiu-se o interrogatório numa língua totalmente desconhecida. Sem possibilidade de defesa, e sem ter na sua posse o documento de registo que os refugiados teriam recebido na Grécia, o advogado de São Paulo terá sido encarado como um criminoso que transportava refugiados de forma ilegal a troco de milhares de euros.


Este retrato livrou-me de ser preso. Muito obrigado, Djoko.


Com as algemas a serem acionadas, Raoul Gomes decidiu tentar a sua sorte com um golpe de génio e, simultaneamente, de sorte. Pegou o no seu telemóvel e mostrou aos polícias sérvios a fotografia que tirou há alguns anos com Novak Djokovic, personalidade verdadeiramente idolatrada no seu país. A estratégia resultou.

“Durante esta jornada, muitos são os desafios; as soluções advém com a criatividade. É possível enfrentar a fome, o frio, a saudade, a falta de banho e de acomodação. Agora, o Estado e a polícia, não. Este retrato fez com que a polícia sérvia se convencesse de que eu não era um “smuggler” (criminoso). Este retrato livrou-me de ser preso. Muito obrigado, Djoko”, escreveu o brasileiro na legenda da fotografia que colocou no Instagram, em que aparece ao lado do tenista.

De novo em liberdade, Raoul Gomes seguiu até ao posto de refugiados mais próximo e continuou o seu caminho, chegando à Alemanha e terminando a sua missão depois de 26 dias a viver como refugiado.

nole

A fotografia que livrou o brasileiro de 29 anos da prisão

História relatada originalmente pela jornalista Sheila Vieira em https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//storia.me/story/096e8e84e9870000/moment/097dfb38b047d000