Gauff: «No início do ano tinha 14, era 800 WTA mas disse a amigos que queria acabar top 100»

Por José Morgado - Outubro 9, 2019

Coco Gauff, de 15 anos, confirmou esta quarta-feira o seu apuramento para os quartos-de-final do WTA International de Linz, na Áustria, os primeiros da sua carreira, e consequente estreia no top 100 mundial na próxima segunda-feira. No final, a norte-americana estava a naturalmente muito feliz com toda a situação.

“Significa muito para mim. Era um dos meus objetivos até ao final desta época e agora está cumprido. Lembro-me que no início do ano mandei uma mensagem a amigos meus a dizer que queria acabar a época a top 100. Na altura tinha 14 anos e era 800.ª. Parecia louco, mas estou feliz por ter cumprido esse objetivo”, confessou em conferência de imprensa.

Gauff, que tem limitação de torneios enquanto não fizer 16 anos, não esconde que é estranho ter subido tanto no ranking apesar da limitação. “Os meus pontos vêem quase todos de dois torneios e é de loucos pensar que estou dentro do quadro principal do Australian Open tendo jogado tão pouco.”

A jovem norte-americana vai tornar-se na mais jovem top 100 desde 2005, quando a búlgara Sesil Karatantcheva chegou a esse estatuto uns meses mais jovem.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt