Schwartzman sonha com as ATP Finals: «Vou dar tudo o que tenho»

Por José Morgado - Outubro 5, 2019
Argentina’s Diego Schwartzman celebrates after winning against Hungary’s Marton Fucsovics at the end of their men’s singles first round match on day 1 of The Roland Garros 2019 French Open tennis tournament in Paris on May 26, 2019. (Photo by Thomas SAMSON / AFP) (Photo credit should read THOMAS SAMSON/AFP/Getty Images)

Diego Schwartzman, de 27 anos, está a fazer mais uma temporada de grande qualidade e até sonha… com as ATP Finals. O argentino, melhor tenista do seu país na atualidade, está no top 15 da Corrida para Londres e muito perto do top 8 mundial, pelo que um resultado pode colocá-lo na rota da O2 Arena.

“Tenho de ser honesto e perceber que se quero lutar por Londres tenho de estar a 100 por cento das minhas capacidades. É um sonho que tenho, estar presente nesse torneio, e vou dar absolutamente tudo o que tenho para alcançá-lo”, assegurou ‘El Peque’, 16.º do ranking ATP depois da excelente campanha no US Open, onde só parou nos quartos-de-final diante de Rafael Nadal.

Schwartzman assume que a superfície em que é jogado este tipo de piso não é a melhor para ele. “É desafiante. Estamos muitos próximos no ranking e os torneios até ao final do ano são jogados em superfícies muito rápidas. Já tive alturas em que me dei muito bem nesses pisos, outras em que me dei mal. Vamos ver…”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com