De Minaur alcançou aquilo que só o top 5 ATP conseguiu em 2019

Por José Morgado - Setembro 29, 2019

Alex De Minaur, de 20 anos, conquistou este domingo o seu terceiro título da carreira — e da temporada — ao vencer o ATP 250 de Zhuhai, na China, depois de Sydney (Austrália) e Atlanta (Estados Unidos). São três títulos em hard court, mas em… três continentes diferentes.

O jovem que até cresceu (e vive) em Espanha — e na terra batida — torna-se apenas no sexto tenista da temporada a ganhar (pelo menos) três títulos de singulares. Os outros 5? O top 5 do ranking mundial:

Rafael Nadal, 4 (Roma, Roland Garros, Montreal e US Open)

Novak Djokovic, 3 (Australian Open, Madrid e Wimbledon)

Roger Federer, 3 (Dubai, Miami e Halle)

Daniil Medvedev, 3 (Sófia, Cincinnati e São Petersburgo)

Dominic Thiem, 3 (Indian Wells, Barcelona e Kitzbuhel)

Alex De Minaur, 3 (Sydney, Atlanta e Zhuhai)

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt