Tsitsipas cala público eufórico e despacha Fognini rumo aos ‘quartos em Roma

Por José Morgado - Maio 16, 2019
Tennis – ATP 1000 – Monte Carlo Masters – Monte-Carlo Country Club, Roquebrune-Cap-Martin, France – April 18, 2019 Greece’s Stefanos Tsitsipas reacts during his third round match against Russia’s Daniil Medvedev REUTERS/Eric Gaillard – RC18838D1420

Stefanos Tsitsipas, número sete mundial, continua em grande forma. O grego de 20 anos, campeão do Millennium Estoril Open e vice-campeão do ATP Masters 1000 de Madrid, na semana passada, avançou esta quinta-feira para os quartos-de-final do Masters 1000 de Roma, em Itália, e deixou a prova sem qualquer tenista italiano à entrada dos últimos três dias.

O helénico voltou a mostrar-se incrivelmente calmo sob pressão e derrotou em apenas dois sets o italiano Fabio Fognini, perante um estádio cheio de adeptos contra si, por 6-4 e 6-3, adiando um possível ataque de Fognini ao top 10 mundial esta semana. O tenista de 32 anos precisava de chegar às meias-finais para lá chegar.

Tsitsipas vai reencontrar Roger Federer nos quartos-de-final, esta sexta-feira, nunca antes das 15 horas de Portugal Continental. Será o quarto encontro entre ambos em 2019 (se incluirmos a Hopman Cup) mas o primeiro de sempre em terra batida entre o suíço de 37 anos e o grego que sempre o idolatrou.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt