Frederico Marques: «O João está a jogar a um nível de top 30 ATP»

Por admin - Outubro 30, 2015

Por “um bom motivo”. Foi assim que Frederico Marques, treinador de João Sousa, analisou a ausência do seu pupilo na fase de qualificação do torneio Masters 1000 de Paris, que se disputa no fim de semana e cujo quadro principal encerra a temporada de 2015. Em declarações ao Bola Amarela, o técnico português deu as boas-vindas às meias-finais do vimaranense na prova ATP 250 de Valência, em Espanha.

“Tudo indica que vai ser o último torneio ATP da temporada de 2015. Já não vai ser possível jogar a fase de qualificação de Paris, mas meias-finais são sempre bem vindas, porque nos dá a hipótese de chegar a mais uma final. Treinamos todos os dias para poder chegar e vencer nas fases finais dos torneios”, começou por dizer Marques, que viu Sousa derrotar Pablo Cuevas, por 6-4 e 6-4.

“O João está a jogar a um altíssimo nível, não só esta semana mas ao longo de todo o ano. Está a jogar a um nível de top 30 ATP. Melhorar no ‘ranking’ vai ser uma questão de tempo. Apenas tenho como objetivo poder analisar os seus adversários e ajudá-lo mentalmente, taticamente e tecnicamente” confessou o treinador, que vai agora preparar o próximo encontro, frente a Vasek Pospisil, a quem Sousa se superiorizou na primeira ronda de Roland Garros.

“Trata-se de um encontro diferente, superfície diferente, fase de época diferente. O João vai recuperar bem para amanhã e tentará jogar da melhor maneira taticamente, para poder vencer. É mais um encontro como tantos outros, é preciso descansar fisicamente e mentalmente. Boa alimentação, bom descanso e amanhã é para sair com tudo para o encontro”, disse, confiante, Frederico Marques.

Mas, em solo espanhol, o público português costuma fazer-se ouvir. No entanto, João Sousa e Frederico Marques ainda não estiveram com apoiantes lusos esta semana. “Temos a nossa equipa que é muito unida. O João, eu, o fisioterapeuta Carlos Costa e o ‘manager’ Miguel Ramos. Hoje, contra o Pablo Cuevas, o João até teve um pouco o público contra. Penso que deve ter sido pelo idioma, o espanhol, ser o mesmo”, avaliou Marques, que ressalvou a empatia que o público sente habitualmente por Sousa.

“Normalmente as pessoas adoram o João e estão sempre com ele. Hoje não foi possível, mas o que queríamos era sair com a vitória”, rematou. Uma vitória que ofereceu ao número um português e 46.º ATP a sua quinta meia-final do ano e 10.ª da carreira, bem como voltar a passar a barreira dos quatro dígitos no ranking ATP, somando pelo menos 1031 pontos a partir de segunda-feira. Caso alcance a final, Sousa vai mesmo regressar ao top 40 mundial.