João Sousa entra a ganhar em Gstaad

Por admin - Julho 28, 2015

Menos de 48 horas depois de disputar a final do torneio croata de Umag, na qual cedeu para o austríaco Dominic Thiem, o vimaranense João Sousa, 43.º colocado da hierarquia mundial, garantiu o acesso aos oitavos-de-final do Swiss Open Gstaad, de categoria ATP 250. O número um português afastou na estreia o jogador local Henri Laaksonen, 337.º do mundo, por 6-2 e 7-5, em 84 minutos.

Num encontro morno, particularmente durante a primeira partida, Sousa até chegou a salvar dois set points a 4-5 do segundo parcial, mas acabou por selar o triunfo em parciais diretos, apesar das condições aparentemente difíceis da superfície. No capítulo estatístico, o português, sexto cabeça de série do evento, ganhou 79% de pontos disputados no primeiro serviço e concretizou três dos 13 break points de que dispôs.

Nos oitavos-de-final, João Sousa terá pela frente o jogador uzbeque Denis Istomin, ex-top 50 mundial e atual 70.º ATP, que triunfou na jornada de ontem frente ao francês Maxime Teixeira, oriundo da fase de qualificação, por 6-0 e 6-4. Sousa e Istomin já se defrontaram por duas vezes, no circuito principal ATP, com o confronto direto a registar vitórias para o jogador luso – Estoril Open 2012 e Topshelf Open, em ‘s-Hertogenbosch, na presente época.

Na variante de pares, Sousa, que esta semana não conta com o acompanhamento do seu treinador Frederico Marques – vai participar na prova Ultraman, no Canadá, durante o fim de semana -, mede forças na primeira ronda, ao lado do sérvio Dusan Lajovic, com os argentinos Horacio Zeballos e Guillermo Duran. O embate está agendado para esta quarta-feira. João Sousa só voltará a entrar em ação na quinta-feira.