Navratilova acusada de fazer comentários transfóbicos

Por José Morgado - Fevereiro 18, 2019
Martina Navratilova

Martina Navratilova, uma das melhores jogadoras da história mas também uma verdadeira ativista dos direitos dos homossexuais, desiludiu os seus seguidores depois de uma declaração sobre atletas transsexuais. A norte-americana, que é casada com uma mulher há quase uma década, considera que os atletas transsexuais não devem poder competir no seu novo ‘género’.

“Não podes dizer que és mulher de um dia para o outro e competir contra elas. Seria fácil um homem começar a tomar hormonas, proclamar-se mulher, ganhar um fortuna e depois voltar a dizer que afinal é homem. Parece-me ótimo que haja transição sexual, mas não dentro do desporto”, disparou a antiga número um mundial, que recebeu muitas críticas por causa das suas palavras.

Estas palavras tem sido atacadas por diversos ativistas e atletas… transsexuais, a começar por uma série de associações LGBT e até pela campeã de ciclismo de pista Rachel McKinnon, um dos poucos casos de sucesso desportivo de uma mulher… que nasceu homem.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/rachelvmckinnon/status/1096944672683876352

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com