Kym, de 15 anos, fala da estreia na Taça Davis: «Não me interessa quem são os meus adversários»

Por José Morgado - Fevereiro 3, 2019
Switzerland’s Jerome Kym reacts after he and teammate Henri Laaksonen defeated Russia’s Andrey Rublev and Evgeny Donskoy during their doubles match for the Davis Cup tennis qualifier between Switzerland and Russia in Biel on February 2, 2019. (Photo by Fabrice COFFRINI / AFP) (Photo credit should read FABRICE COFFRINI/AFP/Getty Images)

Jerome Kym, jovem de apenas 15 anos, foi chamado este sábado para a sua estreia na Taça Davis, durante o encontro de pares da eliminatória de qualificação para as Finals de Madrid, que os suíços até venceram (antes de perder a eliminatória). O menino nascido em fevereiro de 2003 (está quase a fazer 16 anos) falou da sua estreia tão prematura na competição.

“Adorei o ambiente do court e foi fantástico poder fazer a minha estreia. Pouco me interessava quem eram os meus adversários. Quis desfrutar do momento. Pude mostrar ao Mundo aquilo de que sou capaz dentro do court e senti-me como em casa”, confessou o menino no final da eliminatória.

Severin Luthi, selecionador nacional e treinador de Roger Federer, explicou por que razão lançou Kym. “Gostei da intensidade dele durante toda a semana. Ele queria muito jogar e isso é uma grande qualidade. Mostrou muita paixão e lutou muito durante o encontro. Quando tens uma atitude como a que ele tem em court dificilmente podes perder”, desabafou.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt