Nadal: «O número 1 não é um objetivo, mas prefiro ser primeiro do que segundo»

Por José Morgado - Janeiro 1, 2019

Rafael Nadal, número dois mundial, prepara-se para entrar em ação na temporada oficial de 2019 esta quinta-feira, no ATP 250 de Brisbane, e esta terça-feira deu uma primeira conferência de imprensa na Austrália, onde analisou o seu momento recente. O espanhol lembra que não joga há muito tempo e assegura que o mais importante é não arriscar uma recaída.

“Venho de um período longo sem competir, fui operado e tenho de ir passo a passo, mas estou a sentir-me bem. Não quero fazer as coisas demasiado depressa. Quero seguir em frente com passos seguros. Não quero errar na recuperação. Não jogarei se não estiver a cem por cento. Tenho-me sentido bem aqui nos treinos”, assegurou o Toro de Manacor.

O espanhol, que passou boa parte de 2018 na frente do ranking ATP, reafirma que esse não é um dos seus focos. “O meu objetivo é ser feliz. Não tenho por objetivo ser número 1 do Mundo de todo. Quero continuar a lutar pelas coisas que me fazem feliz e ser número um não é prioridade. É claro que se jogar bem em todos os torneios que disputo tenho chances e prefiro ser número 1 do que 2.”

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com