Oliveira bate-se bem mas perde com top 100 no regresso à Europa

Por José Morgado - Novembro 21, 2018

De regresso à Europa após largas semanas na Ásia, Gonçalo Oliveira, 284.º colocado do ranking mundial, foi eliminado esta quarta-feira na primeira eliminatória do forte Challenger de Andria, em Itália, onde ao que tudo indica vai terminar a sua temporada de 2018 ao mais alto nível.

O jovem portuense de 23 anos, vindo de títulos de pares em Kobe, no Japão, não teve sorte no sorteio e acabou eliminado na primeira ronda pelo francês Ugo Humbert, primeiro cabeça-de-série e número 100 mundial, por 7-6(4) e 6-3, num encontro extremamente equilibrado e resolvido apenas nos detalhes, ao cabo de 1h22.

Num duelo de pontos curtos, como é o estilo de Humbert, o francês aproveitou o único break point que teve em todo o encontro. Oliveira teve três chances de break, mas não aproveitou nenhuma diante de um adversário que fez… 17 (!) ases em dois sets.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt