Calculadora na mão: o que precisa de fazer Federer para passar às meias-finais? E para ser 1.º?

Por José Morgado - Novembro 15, 2018
federer

Dominic Thiem derrotou esta quinta-feira o japonês Kei Nishikori, em dois sets, por 6-1 e 6-4, e manteve assim em aberto as contas do Grupo Lleyton Hewitt, que só ficará definido em sessão noturna, quando Roger Federer subir ao court para defrontar Kevin Anderson. O sul-africano está qualificado, o japonês eliminado, mas a vitória de Thiem, ainda que tenha sido positiva para Federer, ainda não garante o apuramento do suíço.

Os cenários agora são mais ou menos simples:

— Kevin Anderson está apurado

— Kei Nishikori está eliminado

— Roger Federer apura-se se: ganhar cinco jogos (ou seis caso um dos sets termine 7-5 ou 7-6)

— Dominic Thiem apura-se se: Federer perder em dois sets ganhando menos de cinco jogos (ou cinco caso um dos sets termine 7-5 ou 7-6)

— Kevin Anderson ganha o grupo se: derrotar Roger Federer (independentemente dos sets)

— Roger Federer ganha o grupo se: derrotar Kevin Anderson (independentemente dos sets)

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt