João Sousa: «70 por cento do ténis é mental»

Por José Morgado - Novembro 2, 2018

João Sousa confessou acreditar que a componente mental do ténis é a mais importante de todas, prevalecendo sobre a física e até sobre a técnica. O vimaranense confessou no programa ‘Maluco Beleza’ a importância de ser forte mentalmente num contexto de um circuito mundial cada vez mais dominado por jogadores que batem forte na bola.

“Os torneios têm feito os campos mais lentos para que haja mais trocas de bola, mas os miúdos que começam a jogar têm dois metros, servem a 220 e rebentam a bola. O ténis é mais força hoje em dia e o psicológico é importantíssimo. A cabeça é 70 por cento do ténis. Mais do que a técnica e o físico. Hoje em dia não trabalho com nenhum mental coach, mas ja tive no passado”, admitiu o número 1 nacional.

Sousa falou das suas rotinas. “Tenho sempre as mesmas rotinas de jogo e pré-jogo. Tiques de concentração para não pensar em mais nada. Quando jogamos muito bem não pensamos. Quando estamos muito bem e nos sentimos donos no campo é porque não pensamos.”

O minhoto admite que é importante cuidar da mente mesmo quando se fala em restrições alimentares. “Há que cuidar o corpo e a mente. Há coisas que não fazem bem ao corpo mas que não podemos deixar de comer porque nos fazem bem à mente. Felizmente sou um atleta sem tendência para engordar e com poucas lesões. Tenho um metabolismo muito acelerado. Evito açúcares, refrigerantes e isso, mas não faz sentido experimentar dietas especiais.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt