João Sousa: «O Frederico Marques é quase como a minha namorada. Faz um trabalho fantástico comigo»

Por José Morgado - Novembro 2, 2018

João Sousa, número um nacional, deu esta semana uma longa entrevista a Rui Unas, no seu programa ‘Maluco Beleza’, onde fala de muitos aspetos sobre a sua carreira profissional (e sobre a sua vida) que nunca antes foram abordados, especialmente da forma como foram conversados com o famoso ator, apresentador e humorista.

O vimaranense falou da importância de Frederico Marques, o seu treinador, na sua carreira. “O Frederico é incrível. É quase como a minha namorada, só não lhe dou beijinhos. É uma pessoa fantástica, um companheiro e faz um trabalho fantástico comigo. Os resultados falam por si”, lembrou o vimaranense.

Sousa destaca a conquista do Millennium Estoril Open em 2018 como um dos momentos mais especiais da sua carreira. “Provavelmente o momento mais importante da minha carreira, juntamente com o primeiro título em Kuala Lumpur. Desde pequenino que ia ao Estoril Open. Mas foi o match point em que eu estava menos nervoso na minha vida, não sei porque razão. Fazia sentido que fosse ao contrário. Mas não. Nem pensei que era match point.”

O minhoto de 29 anos assegura que é muito raro pesquisar encontros seus na internet. “Não vejo muitas vezes os meus encontros. Quando há momentos menos bons vou muitas vezes ao YouTube ver jogos em que me sentia a jogar bem.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt