Tsitsipas: «Quando penso nas vítimas dos incêndios lembro-me do quão sortudo sou»

Por José Morgado - Setembro 17, 2018

Stefanos Tsitsipas, de 20 anos, é o mais recente convidado da rubrica ‘My Point’, do site do ATP World Tour, onde alguns dos melhores tenistas do Mundo são convidados a escrever um texto sobre as suas vidas, as suas experiências e ajudar a que os fãs os fiquem a conhecer um pouco melhor.

O jovem grego, conhecido por ser um pouco diferente (até intelectualmente) do que os seus companheiros de circuito, explicou o quão especial é… o seu país. “É impossível não amar a Grécia e não consigo entender aquelas pessoas que não amam o seu país desta forma. O meu sangue é azul. É tão fácil gostar do meu país. Quando estou em court sem que os represento a todos. Ser o melhor tenista grego de sempre não é pressão, é privilégio”.

Por essa razão, os recentes incêndios de julho, que mataram dezenas de pessoas e destruíram milhares de habituações, deixaram-no devastado. “Nunca senti tanto medo pelo meu país. Deixou-me arrasado. Tive um amigo meu que perdeu tudo, ficou queimado, apenas quando tentava fugir. Quando penso nos incêndios de julho lembro d quão sortudo sou por ter a vida que tenho”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt