Nadal: «Pessoalmente não gosto nada do cronómetro em court»

Por José Morgado - Agosto 14, 2018
nadal

Rafael Nadal jogou na última semana, em Toronto, com o cronómetro em court pela primeira vez. O espanhol de 32 anos era contra a ideia antes de tudo começar e não foi por ter saído campeão do Canadá que mudou de ideias, muito pelo contrário.

“Continuo a ser contra e pessoalmente não gosto nada da ideia. Mas não é por ser contra mim. As pessoas é que acham que sou lento e que por isso isto me vai prejudicar. Eu se quiser posso ser mais rápido, mas eu gosto de pensar no court”, assegurou o maiorquino de 32 anos.

O espanhol vai mais longe nas suas explicações. “Não entendo a obsessão por acelerar o ténis. A minha experiência diz-me que os encontros que marcaram a história da modalidade não demoraram uma hora. Ninguém se lembra de finais rápidas. O que fica na memória são os duelos épicos e longos”.

Nadal falou ainda da (boa) atitude dos árbitros perante o cronómetro. “Acho que fizeram um bom trabalho. Não foram totalmente rígidos na aplicação do limite e isso é bom. Estão a gerir a situação melhor com a cronómetro do que sem ele, por isso nesse aspeto é positivo”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt