Fognini reencontra Shapovalov, que diz ser o líder que uma geração sobrevalorizada

Por José Morgado - Agosto 8, 2018

O italiano Fabio Fognini, de 31 anos, defronta esta quarta-feira o canadiano Denis Shapovalov, de 19, naquele que será o primeiro duelo de carreira entre ambos, mas que já tem alguma história por detrás. É que o italiano criticou fortemente a excessiva atenção que no seu entender é dada à nova geração do ténis mundial, com consequências, por exemplo, na distribuição dos courts nos torneios do Grand Slam.

“A NextGen é uma treta. Aos 18 anos o Nadal ganhava Roland Garros. O Shapovalov é número 25 do Mundo, está a evoluir é verdade, mas jogou a primeira ronda do Suzanne Lenglen e a segunda no Court 1. Fico chocado quando olho para a ordem de jogos e vejo que a Kuznetsova contra a Muguruza jogam num court mais pequeno do que ele, por exemplo”, disparou o transalpino, em declarações ao ‘UbiTennis’ durante Roland Garros.

Os dois jogadores têm agora a chance de se defrontar, pelas 20 horas, no Court Central de Toronto.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com