Thiem é campeão em Estugarda e faz o que só Djokovic, Murray e Federer alcançaram desde 2014

Por admin - Junho 13, 2016
Austria’s Dominic Thiem poses inside the winner’s prize, a Mercedes-Benz SL 500, during the victory ceremony of the ATP Mercedes Cup tennis tournament in Stuttgart, southwestern Germany, on June 13, 2016. Thiem won the final against Germany’s Philipp Kohlschreiber. / AFP / THOMAS KIENZLE (Photo credit should read THOMAS KIENZLE/AFP/Getty Images)

Não há mesmo limites para o talento e disponibilidade física de Dominic Thiem. Depois de vencer o torneio de Nice na semana antes de Roland Garros e de chegar logo de seguida às meias-finais do Grand Slam francês – no melhor resultado da carreira em majors – o jovem austríaco seguiu para Estugarda para conquistar na Mercedes Cup o seu primeiro título em relva, superfície que sempre foi a sua pior.

Ainda estamos em meados de junho, mas Thiem já conquistou títulos em 2016 em terra batida (Buenos Aires e Nice), piso rápido (Acapulco) e relva (Estugarda), tornando-se no primeiro a alcançar esse feito esta temporada. Nos dois anos anteriores, só Novak Djokovic, Andy Murray e Roger Federer lograram alcançar semelhante façanha. Federer, por exemplo, já alcançou este feito por oito vezes e Djokovic por três.

Na final de Estugarda, que começou no domingo (interrompida a 6-6 no Court Central) e recomeçou esta segunda-feira num outro court (menos perigoso), o austríaco de 22 anos bateu o alemão Philipp Kohlchreiber, numa enorme e equilibrada batalha de 2h12, por 6-7(2), 6-4 e 6-4. Thiem entrou mal na segunda metade do encontro e perdeu quatro pontos consecutivos para ceder o tie-break, mas depois foi sempre o melhor dos dois a partir do início do segundo set, arrecadando um importante triunfo ao cabo de três partidas.

Thiem, que se vai manter no sétimo posto do ranking mundial esta segunda-feira (mas sobe para 4.º na ATP Race de apuramento para as ATP Finals de Londres), segue agora para Halle, onde tem encontro marcado na primeira ronda da prova ATP 500 com o português João Sousa, naquele que será já o sétimo duelo entre ambos.