Dominic Thiem conquista quarto título na terra-batida de Buenos Aires

Dominic Thiem está a revelar-se cada vez mais uma ameaça para as aspirações de Portugal na Taça Davis. Um dia depois de se ter tornado no jogador mais jovem dos últimos 11 anos a derrotar Rafael Nadal em terra-batida, o número 19 do mundo terminou a semana da melhor maneira ao sobreviver na final de Buenos Aires a um duelo de 2h30 frente a Nicolas Almagro, terminando campeão com os parciais de 7-6(2), 3-6 e 7-6(4).

Desta vez não teve de salvar match points, mas nem por isso Dominic Thiem teve a tarefa facilitada. Nicolas Almagro jogou um ténis de elevada qualidade ao longo de toda a semana e voltou a demonstrá-lo na final, não perdendo qualquer jogo de serviço durante os dois primeiros sets. O número 72 do mundo chegou até a liderar o terceiro set por 2-0, mas foi quebrado logo a seguir e permitiu a que a decisão do vencedor fosse tomada no tiebreak decisivo.

Dominic Thiem enfrentou um total de onze pontos de break, cedendo apenas três, e conseguiu destacar-se nos momentos mais importantes para vencer o quarto título da sua carreira num total de cinco finais.

Foto: Getty

Foto: Getty

O jogador austríaco, que vem a Guimarães em março para competir pela sua equipa na Taça Davis, amealhou ainda mais de 93 mil dólares, mas o título não lhe vai valer qualquer alteração na sua classificação atual.

Por sua vez, Nicolas Almagro, antigo número nova mundial, vai passar da modeste 72.ª posição para o 53.º lugar, o seu melhor posto desde outubro de 2014.