CHOQUE. Federer sofre uma das piores derrotas da carreira nos ‘oitavos’ do US Open

Por José Morgado - Setembro 4, 2018

Roger Federer, número dois mundial, sofreu esta segunda-feira ao final da noite uma das piores derrotas da sua lendária carreira, ao ser eliminado nos oitavos-de-final do US Open, em Nova Iorque, pelo australiano John Millman, um tenista que figura no 55.º posto ATP e que nunca havia derrotado um top 10 na sua vida.

Federer, cinco vezes campeão do US Open, nunca tinha perdido com um tenista fora do top 50 em Nova Iorque, até agora, quando cedeu por 3-6, 7-5, 7-6(7) e 7-6(3), ao cabo de 3h38. O suíço de 37 anos teve de set points nos dois primeiros sets que perdeu e esteve a dois pontos da vitória no quarto parcial.

O campeoníssimo fez uma das piores exibições de que há memória, disparando 77(!) erros não forçados e nunca passou qualquer segurança aos seus fãs e equipa técnica, ficando mesmo no ar a possibilidade (que dificilmente será confirmada) de que não se encontra nas melhores condições físicas. O suíço colocou 49% de primeiros serviços e fez 10 duplas faltas.

Millman será assim o adversário de Novak Djokovic nos quartos-de-final do US Open.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com