Zverev resolve Fils em Roma e está nos quartos-de-final pela 100.ª vez na carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 13, 2025

Pela 100.ª vez na carreira, Alexander Zverev está nos quartos-de-final. Um número incrível tornado realidade no Masters 1000 de Roma, depois de ultrapassar um jovem tenista que tem sido um pequeno pesadelo no seu percurso nos últimos tempos. Para trás ficou Arthur Fils (14.º), que vê o sonho de chegar ao top 10 — precisava de conquistar o torneio — adiado uma vez mais.

Sascha ficou com 4-2 no confronto direto diante de Fils e vingou-se da derrota sofrida em Miami, triunfando com os parciais 7-6(3) e 6-2. Ainda assim, fica na retina um primeiro set duríssimo, com 1h10 de duração, em que tudo podia ter acontecido. Basta ver que Zverev abriu 4-1 e teve break point para 5-1, antes de se ver a servir com 5-5 e a ter de lidar com três break points. Saiu dessa situação, soltou-se no tie-break e fugiu com a vitória.

Assim, como referimos, está nos ‘quartos’ pela 100.ª vez, sendo superado apenas por Novak Djokovic (219), Richard Gasquet (126), Marin Cilic (122), Gael Monfils (119) e Stan Wawrinka (112) entre os tenistas ainda no ativo. Agora segue à procura de regressar às meias-finais em Roma, não só para manter a defesa do título viva, mas também para poder sonhar manter o número dois do ranking ATP para Roland Garros.

Leia também:

 

Zverev irá agora medir forças com Lorenzo Musetti (9.º), tenista com quem tem desvantagem no confronto direto (1-2). Curiosamente, as duas derrotas foram na temporada passada e uma delas doeu, já que o italiano bateu Sascha nos quartos-de-final dos Jogos Olímpicos em Paris.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt