Zverev recorda maus momentos: «Estava a sofrer bastante a nível mental»
Alexander Zverev vive uma fase inédita na sua carreira. O alemão conquistou o seu primeiro título do Grand Slam em Roland Garros e tirou um peso que o carregava desde que se tornou profissional.
Mas para chegar a este patamar foi preciso lutar. E muitas vezes sofrer. Foi o que o próprio reconheceu, relembrando as suas declarações no ano passado em Wimbledon, onde admitiu estar a atravessar problemas relacionados com a sua saúde mental.
IMPORTÂNCIA DA MENTE
Não importa o sucesso que tenhas, não importa quanto dinheiro tenhas, não importa quão estável estejas financeiramente na vida, acredito que podes sempre vir a enfrentar problemas de saúde mental. Mostrar vulnerabilidade, especialmente nos dias de hoje, é perfeitamente normal. Tens de olhar para isso dessa forma. Tens de pensar que está tudo bem se sentires que talvez não te estejas a sentir totalmente bem. Fui muito, muito honesto e aberto sobre este tema no ano passado, em Wimbledon.
DEU A VOLTA À ADVERSIDADE
Estava a sofrer bastante a nível mental. Não sabia o que fazer comigo próprio. Na verdade, acho que estou a jogar tão bem este ano por tudo aquilo por que passei no ano passado. Porque também disse a mim mesmo: ‘Está bem, talvez eu não me esteja a sentir tão bem, não me sinto confortável em campo, não me sinto confortável fora de campo, alguma coisa tem de mudar.’ O primeiro passo para mudar alguma coisa é falar sobre isso abertamente, com as pessoas que te são próximas, com a tua parceira, os teus irmãos, os teus pais. Não importa quem seja, mas comunica-o, acho que esse é o primeiro passo. A partir daí, tudo irá melhorar.
- Categorias:
- ATP World Tour