This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Zverev: «É possível ser diabético e ter uma vida normal»
Alexander Zverev, número sete do Mundo e que esta semana está a competir na United Cup, foi entrevistado pela alemã ‘Tennis Magazin’ e falou sobre um dos temas mais sensíveis da sua carreira: o facto de ter diabetes. O alemão de 26 anos assegura ter aprendido a lidar com a doença ao longo dos anos, assegurando que esta situação nunca prejudicou o seu desempenho desportivo.
O campeão olímpico explica como tudo começou. “Eu era muito pequeno mas a lembro-me de a minha família contar-me que eu tinha um vírus grave e que tinha de vacinar-me como qualquer menino normal. O meu corpo teve uma reação depois da vacina: diabetes! Tinha apenas 4 anos, não comi durante dias. Apenas bebia. O meu açúcar esteve sempre incrível alto, mas não sabíamos até que os meus pais foram ao médico e lá confirmou-se tudo. Eu não conheço a vida sem diabetes. Foi sempre assim”.
O germânico explica como aprendeu a viver com a doença e a tornar-se mais forte. “Ninguém quer ter diabetes ou gosta de ter essa doença, mas acredito que ela te possa fazer mais forte. Tive de crescer rápido, assumir as minhas responsabilidades. E esta é para toda a vida. Quando me dizem que não posso fazer algo… tento demonstrar o contrário. Isto acontece no desporto, mas também na vida.”
E por que razão demorou tanto a contar que tinha diabetes? “Sentia-me incomodado com o tema. Em primeiro lugar, não queria ter uma desculpa no desporto. Não quero que isto seja um assunto. Ganha ou perca. Não queria que toda a gente soubesse, preferia mantê-lo em segredo. Injetava-me sempre com insulina no banho, não queria que ninguém soubesse que tinha uma doença. Há muita gente que não sabe o que é a diabetes. É possível viver com a doença e perseguir todos os sonhos”.
Leia também:
- — Bem-vindo de volta! Nadal dá espetáculo no regresso e despacha Thiem em Brisbane
- — Alcaraz e Djokovic dão as boas vindas a Nadal no regresso à competição
- — [VÍDEO] Os melhores momentos do regresso de Rafael Nadal
- Categorias:
- ATP World Tour