Zverev assume ter diabetes tipo 1 e cria associação para ajudar outros doentes

Por José Morgado - Agosto 7, 2022

Alexander Zverev, número dois ATP, falou esta semana abertamente pela primeira vez sobre o facto de ter diabetes tipo 1, uma doença que o acompanha desde os 4 anos mas que não o tem impedido de se tornar num dos melhores jogadores do Mundo. Outros tenistas como Billie Jean King ou Arthur Ashe sofreram de diabetes tipo 2, mas a doença foi-lhes diagnosticada já depois de terminadas as respetivas carreiras.

Este sábado, Zverev anunciou a criação de uma fundação para quem sofre do mesmo mal. “Quando era pequenino pensava demasiado nisto, mas depois as coisas foram melhorando. Quero demonstrar a todos, especialmente a quem tem diabetes de tipo 1, que se pode chegar longe na vida com esta doença. Sinto-me cómodo e seguro ao fim de tantos anos para avançar publicamente com esta iniciativa e mostrar às crianças que sobre desta doença que é possível serem felizes e realizados“, confessou numa interessante entrevista à ‘Kicker’.

Zverev vai apoiar projetos de integração de crianças que tenham este problema.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com