Zheng chega à final do Australian Open sem enfrentar nenhuma top 50; relembre campanha

Por Bruno da Silva - Janeiro 26, 2024
zheng final
Divulgação/WTA

Qinwen Zheng confirmou no Australian Open 2024 o que há tempo se esperava dela e se colocou entre as melhores do mundo. A chinesa, que iniciou o torneio na 15ª colocação do ranking mundial, com a vaga à final do primeiro Slam do ano, já garantiu que sobe, ao menos, para o sétimo posto. Entre ela e o título está Aryna Sabalenka, atual campeã e número 2 do mundo. A belarussa será a primeira rival do top 50 (!) que a asiática vai enfrentar na campanha em Melbourne.

A melhor ranqueada no caminho de Zheng antes da decisão foi Katie Boulter (54ª do mundo) na segunda rodada – ela venceu por 2 a 0, com duplo 6-3. A britânica foi, inclusive, a única tenista do top 70 que a chinesa encarou). Do lado da chave da chinesa, estavam Iga Swiatek, Elena Rybakina, Jessica Pegula, Marketa Vondrousova e vários outros grandes nomes, mas todas caíram antes de encarar a número 15 do mundo.

Leia também:

Sinner faz o impensável, elimina Djokovic e está na final do Australian Open
Djokovic deixa aviso à concorrência: “Esta derrota não significa o princípio do fim”
Final do Australian Open não tem Djokovic, Federer ou Nadal pela primeira vez desde… 2005

Zheng, que nada tem a ver com as derrotas das favoritas, perdeu três sets na campanha: um na estreia diante de Ashlyn Krueger, outro na terceira rodada contra a compatriota Yafan Wang (ela só venceu este duelo no tie-break do terceiro set) e mais um diante de Anna Kalinskaya nas quartas de final. Assim, ela se tornou a primeira chinesa desde Na Li, em 2014, na final de um Major em simples.

CAMPANHA DE ZHENG

R1: 3-6, 6-2 e 6-3 vs Ashlyn Krueger (76ª)
R2: 6-3 e 6-3 vs Katie Boulter (54ª)
R3: 6-4, 2-6 e 7-6(8) vs Yafan Wang (94ª)
R4: 6-0 e 6-3 vs Oceane Dodin (95ª)
QF: 6-7(4), 6-3 e 6-1 vs Anna Kalinskaya (75ª)
SF: 6-4 e 6-4 vs Dayana Yastremska (93ª)

A decisão do Australian Open entre Sabalenka e Zheng acontece neste sábado (27) a partir de 5h30 (horário de Brasília).

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.