Yuan vence batalha chinesa em Austin e conquista primeiro título da carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 4, 2024

Já se sabia que ia haver festa chinesa na final do WTA 250 de Austin, mas restava saber se uma celebração inédita ou não. Acabou mesmo por ser, com Yue Yuan (68.ª) a ultrapassar a compatriota Xiyu Wang (64.º) a caminho do seu primeiro título WTA da carreira.

Yuan fez-se valer dos parciais 6-4 e 7-6(4), em 2h15, numa batalha com várias nuances e várias oportunidades para os dois lados. Basta ver que Wang até entrou melhor, ao abrir para 2-0, antes de ver Yuan responder até ao 4-2, sempre com muitos break points para as duas. Xiyu ainda teve um break point a 4-5, mas a adversária sentenciou o primeiro set.

Já no segundo set, Yue Yuan parecia ter fugi do de vez quando consolidou uma vantagem de 5-2 com dois breaks. A questão é que os nervos de conquistar um primeiro título chegaram com muita força e Wang virou para 6-5, antes de Yuan recuperar a calma no tie-break para resolver a questão e erguer o troféu. Assim, também garante a estreia no top 50, saltando para o 49.º posto.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt