Xangai. Já ninguém guarda respeito aos favoritos

Por admin - Outubro 13, 2016

Se há lição que se pode retirar da jornada desta quinta-feira em Xangai (e do torneio em geral) é que já ninguém guarda respeito aos principais favoritos – excepto se os seus apelidos andarem ali entre o Djokovic e o Murray. Tenham eles quase dois metros de altura, sejam eles campeões de Grand Slam ou façam eles do encontro verdadeiros espetáculo.

É que nem Milos Raonic, nem Stan Wawrinka nem Gael Monfils evitaram sair de cena esta quinta-feira, ficando à porta dos quartos-de-final. O canadiano intimidou Jack Sock, com um 6-0 na primeira partida, mas o norte-americano recompôs-se a tempo de salvar dois match points e triunfar por 0-6, 6-4 e 7-6(8).

“Quem me dera ter feito melhor no terceiro set. A dupla-falta no ponto de break abaixo, no segundo set, deu-lhe esperança. Tirando isso, o encontro podia ter caído para qualquer um dos lados”, disse o número seis mundial, que perdeu a oportunidade de defrontar Gilles Simon nos ‘quartos’.

O gaulês manteve-se impávido e sereno diante do campeão do US Open, Stan Wawrinka. Ou melhor, diante da versão errática e desorientada do número três do ranking. Simon impôs-se por duplo 6-4 em pouco mais de hora e meia de jogo. Já Monfils, que procurava ganhar terreno para o ATP World Tour Finals, sucumbiu às mãos de David Goffin, por 6-4, 4-6 e 2-6.

Quem se livrou de um final igualmente trágico foi Jo-Wilfried Tsonga. O 13.º mundial e nono cabeça-de-série acabou por resistir ao sempre desinibido Alexander Zverev depois de ter estado a perder por 1-4 no terceiro set, encerrando o marcador em 6-7(4), 6-2 e 7-5.

O mais velho dos irmãos Zverev, Mischa (110.º ATP), que é já a grande surpresa da prova, derrotou Marcel Granollers por 6-7(4) 6-4 e 6-1.

As excepções do costume

Sem paciência para grandes duelos com os “mais fracos” estiveram Novak Djokovic e Andy Murray, os únicos jogadores do top-10 ainda em prova. O sérvio tirou da frente Vasek Pospisil, por duplo 6-4, e o escocês despachou Lucas Pouille, pelos parciais de 6-1 6-3, selando o encontro com uma pancada que revela a categoria do seu jogo:

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=Nn5Oxwba9xY