Wawrinka quebra enguiço e é campeão no Dubai
Mal aterrou no Dubai, Stanislas Wawrinka disse para quem quis ouvir que podia vencer o invicto Novak Djokovic durante o Dubai Duty Free Tennis Championships e, passada uma semana, o suíço de 30 anos não cumpriu o que prometera, mas isso não o impediu de acabar com o vistoso navio prateado na mão.
De confiança inabalável e um ténis de grande nível, o número quatro mundial sagrou-se campeão no ATP 500 dos Emirados com um triunfo sobre Marcos Baghdatis por 6-4 e 7-6(13), em uma hora e 53 minutos. É título número 13 da carreira de Wawrinka e o segundo desta temporada, depois de singrar em Chennai, na Índia.
Foi quem primeiro sofreu o break, mas o duplo campeão de títulos do Grand Slam continua a levar os derradeiros encontros muito a sério (não perde uma final desde 2010 – ‘s-Hertogenbosch), e reagiu de imediato para se colocar na frente do marcador.
No segundo set, tudo mais equilibrado. Com o tie break a surgir para decidir o vencedor da partida, Wawrinka adiantou-se para 4-1, mas Baghdatis venceu cinco dos seis pontos seguintes, obrigando o helvético a salvar cinco set points antes de consumar o triunfo, num torneio onde nunca tinha passado da primeira ronda (2006 e 2008).
Já o cipriota, 57.º mundial, que esteve em grande plano toda a semana, não chegava tão longe numa prova da categoria ATP 500 desde 2010, ano em que venceu o seu último torneio no circuito principal (Sydney).