Wawrinka não sabe se vai jogar o Australian Open: «Não tenho wild card neste momento…»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 5, 2026

Stan Wawrinka está a ser uma das histórias da primeira semana da temporada. O veterano de 40 anos iniciou a última época da sua histórica carreira em grande estilo, ao bater Arthur Rinderknech ao cabo de 3h20, antes de perder em quase três horas para Flavio Cobolli. E já sabe que poderá prosseguir, tendo em conta que a Suíça está apurada para os quartos-de-final da United Cup, mas o que não sabe é se vai jogar… o Australian Open.

É que Wawrinka, campeão em 2014 e agora número 156 do ranking ATP, ainda está à espera de um convite. “Vou semana a semana. Agradeço muito a todos os torneios que me dão a possibilidade de jogar. Também vou estar em Auckland, mas não tenho wild card para o Australian Open neste momento…”, revelou em conferência de imprensa.

Por outro lado, o suíço garantiu que continua a sentir a pressão mesmo que se trate do fim da carreira. “Gostava de poder jogar relaxado, a soltar o braço e sem me pressionar. Gosto demasiado de competir para não sentir tensão. Acho que às vezes importo-me demasiado com o que acontece no court, mas amo este desporto e quero lutar até ao fim”, rematou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt