Wawrinka derrota Berdych e levanta troféu em Roterdão
Stanislas Wawrinka sagrou-se este domingo campeão do ABN AMRO World Tennis Tournament, em Roterdão, estreando-se na conquista de títulos da categoria ATP 500. O suíço de 29 anos, quarto cabeça de série, bateu na final Tomas Berdych, campeão do ano passado e terceiro pré-designado, pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-4, ao cabo de 1 hora e 58 minutos.
O checo foi até quem entrou melhor no encontro, não permitindo que o jogador helvético chegasse à quebra durante toda a primeira partida, mas Wawrinka subiu o nível do seu jogo nos sets seguintes para se tornar no quarto suíço a conquistar o torneio, juntando-se a Roger Federer (vencedor em 2005 e 2012), Jakob Hlasek (1989) e Heinz Gunthardt (1980).
Com este triunfo em solo holandês, Wawrinka soma também o nono título carreira, um dos quais conquistado esta temporada, em Chennai, na Índia, e eleva para seis as vitórias consecutivas sobre Berdych, que ficou, assim, impedido de defender um título pela primeira vez na sua carreira.
Esta segunda-feira, os dois jogadores vão surgir empatados no ranking ATP, com 4460 pontos cada um. O checo vai ocupar a sétima posição por ter somado mais 80 pontos em Grand Slams nos últimos 12 meses, enquanto o suíço vai permanecer no oitavo lugar.
Wawrinka volta à ação já esta semana no ATP 250 de Marselha, em França, sendo um dos principais favoritos à vitória. Já Berdych só deverá regressar à competição na próxima semana, no Dubai.