This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Voloshchuk, Parreira e Teixeira eliminadas na primeira ronda no Algarve
Angelina Voloshchuk desperdiçou a oportunidade de conseguir a desforra da derrota na última ronda do qualifying e foi eliminada pela mesma adversária na primeira ronda do quadro principal do The Campus Carby VW Ladies Open, onde as compatriotas Matilde Parreira e Maria Beatriz Teixeira seguiram o mesmo caminho com prestações opostas.
Esta é a terceira edição do torneio internacional feminino (em 2024 um ITF W50) organizado pelo The Campus — o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago — com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis até 13 de outubro.
Menos de 24 horas depois de perder por 6-3 e 6-4 com a britânica Hephzibah Oluwadare (1296.ª), de apenas 16 anos, na ronda de acesso ao quadro principal, a portuguesa de 17 anos (782.ª), repescada como lucky loser, cedeu por 7-6(7), 1-6 e 6-3 na reedição desta terça-feira.
Voloshchuk não regressou bem ao court principal do The Campus, mas manteve a calma e, com a lição estudada, procurou a direita de canhota de Oluwadare para tirar a britânica da zona de conforto — a esquerda reta com que desestabiliza sempre que está bem apoiada. Variar o jogo deu frutos, a jovem portuguesa inverteu uma desvantagem de 5-1 e dispôs de dois set points no tie-break (6-4), mas voltou a cometer demasiados erros e deixou fugir o parcial.
O terreno recuperado manteve a jovem portuguesa no encontro e um parcial de sentido único permitiu a Voloshchuk igualar o encontro e lutar pela desforra, levando Oluwadare ao desespero pela falta de soluções sempre que foi impedida de ditar o ritmo com a esquerda. Só que a lucky loser da casa não foi capaz de manter o nível e a concentração, perdeu 10 pontos consecutivos a abrir o terceiro set e quando finalmente voltou a dar réplica à britânica já a adversária construía confortavelmente a vitória.
Angelina Voloshchuk foi a terceira portuguesa a entrar em ação no quadro principal e a única a discutir a passagem à segunda ronda, uma vez que Maria Beatriz Teixeira (6-0 e 6-0 para Justina Mikulskyte, 223.ª WTA e quinta cabeça de série) e Matilde do Canto Parreira (6-0 e 6-0 favoráveis à qualifier Anastasia Grechkina (801.ª) não tiveram argumentos para fazer frente a adversárias mais cotadas.
Na quarta-feira irão a jogo as restantes portuguesas presentes nesta edição do The Campus Carby VW Ladies Open: Matilde Jorge (387.ª) contra a letã Diana Marcinkevica (381.ª), Maria Garcia (1293.ª) frente à primeira cabeça de série, Panna Udvardy (135.ª), e Carla Tomai face a Ariana Geerlings (470.ª).
Entretanto, na variante de pares, Matilde Jorge justificou o estatuto de primeira cabeça de série ao lado de Justina Mikulskyte e superou a amiga Teresa Franco Dias e Love-Star Alexis, do Haiti, com os parciais de 6-1 e 6-0 em 45 minutos para inscrever o nome nos quartos de final.
Seguem-se Xenia Bandurowska e Arina Bulatova. A polaca e a russa levaram a melhor sobre Matilde Parreira e Hephzibah Oluwadare com os parciais de 6-2 e 6-0.
- Categorias:
- Portugal