Jovem é desqualificada do Open da Austrália por atirar bola contra apanha-bolas: «É uma vergonha»
Está confirmada a primeira desqualificação num torneio do Grand Slam na presente temporada. O caso aconteceu no quadro de singulares feminino em juniores com Maria Vittoria Viviani, uma jovem italiana de 17 anos, que terá acertado num juiz-de-linha depois de atirar uma bola em frustração. As imagens não são claras, mas Viviani explica-nos o que aconteceu.
A transaplina estava a defrontar chinesa Xiyu Wang, atual 11.ª classificada da hierarquia mundial de juniores, e o decorrer do encontro não lhe estava a ser de todo favorável. Depois de até ter conseguido o primeiro break do set, Viviani cedeu os quatro jogos seguintes e acabou por perder de novo o serviço quando lutava para se manter na luta do set.
Foi então que, frustrada consigo mesma, a número 117 do mundo de juniores tirou a bola da saia e atirou-a contra o chão, acabando a mesma por ressaltar e bater em alguém.
Maria Vittoria Viviani was defaulted in her R1 junior match for this… pic.twitter.com/6HnUeuBDK6
— Graham (@juki_tennis) 22 de janeiro de 2017
Em declarações ao Bola Amarela, Viviani explica o que realmente aconteceu: “eu bati a bola contra o court e ressaltou, indo contra um apanha-bolas. A bola não ia depressa, eu nem estava chateada e o miúdo estava a sentir-se bem, não estava a chorar nem algo parecido. E como se pode ver eu acertei primeiro no court”.
Apesar da tentativa de diálogo por parte da jovem, o árbitro de cadeira foi explícito ao dizer que “as regras dizem que não se pode acertar em ninguém, então ele tinha de chamar o supervisor”, cuja decisão foi a de desqualificar a italiana.
É impossível não comparar este caso com aquele que aconteceu há poucos dias em Doha, no qual NovakDjokovic acertou numa espetadora nas bancadas mas não foi desqualificado. “Eu nem posso comparar os dois casos porque ele bateu na bola com muito mais força e não lhe aconteceu nada. A mim valeu-me a desqualificação. É uma vergonha”, referiu.
Será que as regras devem ser mais restritas para os jovens, numa fase de aprendizagem? Ou terá havido um exagero por parte do árbitro do encontro?