Venus Williams resiste à debandada de cabeças-de-série em Nova Iorque
Em meio dia de competição o US Open ficou reduzido a uma top-10 na parte superior do quadro feminino: Serena Williams. Uma verdadeira debandada de jogadoras de topo, antigas líderes mundiais e uma antiga campeã, que abre as chances de um bom torneio para todas aquelas que conseguiram sobreviver.
A mais afamada das sobreviventes foi a bicampeã Venus Williams. Aos 35 anos, a mais velha das irmãs norte-americanas já terá ultrapassado os seus melhores dias, mas esta segunda-feira voltou a mostrar a razão pela qual continua a ser uma jogadora a ter em conta em grandes torneios, derrotando a perigosa porto-riquenha Monica Puig, numa longa e dura batalha, por 6-4, 6-7(7) e 6-3.
Ana Ivanovic, que depois da desistência de Maria Sharapova entrou no torneio como a segunda tenista mais bem classificada da parte superior do quadro, teve honras de abertura do renovado Arthur Ashe Stadium mas não se deu bem, acabando eliminada pela antiga top-10 mundial Dominika Cibulkova, por 6-3, 3-6 e 6-3. A sérvia variou momentos bons com alguns terríveis e não teve consistência para ultrapassar o bom nível apresentado pela adversária.
“É triste porque vinha a treinar muito bem, sentia-me em forma, mas senti que esta acabou por ser uma primeira ronda muito difícil, tanto para mim como para ela. Foi complicado ter de defrontar alguém tão forte como ela logo a abrir”, confessou Ivanovic no final de mais uma derrota desapontante.
As outras duas top-10 desta metade do quadro foram eliminadas de forma ainda mais clara, em dois sets: Karolina Pliskova foi atropelada por Anna Tatishvili, por 6-2 e 6-1, ao passo que a espanhola Carla Suárez Navarro somou a sétima derrota seguida e caiu às mãos de Denisa Allertova, por 6-1 e 7-6(5).
Jelena Jankovic, finalista em 2008 e ex-número um mundial, Svetlana Kuznetsova, campeã em 2004 e ex-número dois, e Sloane Stephens, eterna sucessora das irmãs Williams, foram as restantes pré-designadas a ir para casa mais cedo neste torneio, caindo às mãos de Oceane Dodid, Kristina Mladenovic e CoCo Vandeweghe, respetivamente.
Para além de Venus Williams, escaparam ainda à debandada Eugenie Bouchard (rara vitória nestes últimos oito meses), Ekaterina Makarova, Agnieszka Radwanska e Elina Svitolina.