Vem aí a Ryder Cup do ténis: Europa vs resto do mundo

Por admin - Janeiro 29, 2016

Rod Laver é indubitavelmente um dos melhores jogadores da história do ténis e um grande marco para o desporto australiano. O “The Rocket” é o ídolo de várias estrelas da atualidade, como de Roger Federer, e, para além de já ter um dos maiores estádios do mundo com o seu nome, vai contar a partir de 2017 com uma competição internacional nomeada em sua honra. É a Laver Cup e tem o apoio de Roger Federer.

Criada pela Team8, a agência que representa o atual número três do mundo, a Laver Cup é uma competição masculina que vai decorrer por equipas em anos “não olímpicos” e colocar os melhores jogadores da Europa contra os melhores jogadores do mundo. Quatro dos seis jogadores de cada equipa vão ser escolhidos com base no ranking, e mais quatro mediante a vontade de cada capitão. O formato é semelhante à Ryder Cup, do golfe.

A competição vai durar um total de três dias, num local previamente escolhido, com três encontros de singulares e um de pares a cada jornada. Para além da Team8, a Laver Cup tem o apoio da ATP, Tennis Australia e de Paulo Lemann, antigo representante brasileiro na Taça Davis.

Segundo Tony Godsick agente de Federer, nenhum jogador receberá qualquer pagamento para marcar presença no evento, ainda que haja prémios monetários para os vencedores e vencidos. Roger Federer foi um dos grandes culpados pela criação da Laver Cup e, portanto, está totalmente de acordo com o conceito apresentado:

“Só a ideia é bastante entusiasmante. Eu nunca joguei pares com o Rafa, o Novak ou o Andy, por isso poderia ser uma primeira vez, a apoiar-nos uns aos outros e a dar high fives. Acho que será bastante bom”.

Resta saber se o resto dos jogadores estarão também de acordo com a criação da Laver Cup, depois das várias críticas que são apontadas todos os anos ao calendário excessivamente preenchido, bem com a já existente e centenária Taça Davis.