Vários portugueses triunfam no arranque do qualifying em Vila Real de Santo António

Por Nuno Chaves - Fevereiro 9, 2025

Os campeões nacionais de clubes, Francisco Rocha e Diogo Marques entraram diretamente no quadro principal do 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, organizado pelo clube de ténis local (CTVRSA), com o apoio da Câmara Municipal (CMVRSA) e da Federação Portuguesa de Ténis (FPT). Juntam-se, assim, a Gastão Elias, Frederico Silva, Pedro Araújo e Tiago Pereira, que já tinham asssegurado anteriormente o seu lugar.

Entretanto, a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) anunciou a atribuição dos seus três convites a Tomás Luís (de Tavira), João Graça (de Faro) e Daniel Batista (de Lisboa). Também haverá um duelo de portugueses na ronda de qualificação, pelo que, teremos, pelo menos, dez portugueses no quadro principal que arranca já na próxima terça-feira, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

O torneio da categoria de M25, com 30 mil dólares (cerca de 29 mil euros) em prémios monetários, integrado no ITF World Tennis Tour (ITFWTT), arrancou hoje com a fase de qualificação, na qual participaram 14 portugueses.

Após a disputa dos encontros da primeira ronda, cinco deles lograram o apuramento para a segunda e última ronda, pelo que amanhã irão lugar para tentarem o acesso ao quadro principal e juntarem-se aos oito antecipadamente garantidos.

José Rodrigues, José Freitas, Hugo Maia, Guilherme Valdoleiros e Miguel Semedo são os portugueses que triunfaram na primeira ronda.

Os resultados dos cinco portugueses vitoriosos hoje foram os seguintes:

Guilherme Valdoleiros (Portugal/cs7)-Ivar Vinke (Países Baixos/WC), 6-0, 6-3; Hugo Maia (Portugal/cs12)-Gonçalo Barradas (Portugal(Alt.), 6-0, 3-0, desistência; José Freitas (Portugal)-Russell Henderson (Grã-Bretanha/cs14), 5-4, desistência; José Rodrigues (Portugal)-Vitor Grebentsov (Portugal/Alt.), 6-4, 6-4; Miguel Semedo (Portugal)-Guillermo Tunas (México/cs13), 6-3, 6-0.

Os resultados dos restantes portugueses que foram eliminados foram os seguintes: Charles Chen (China/cs2)-Gonçalo da Rosa Castro (Portugal/WC), 6-1, 6-3; Angel Hernandez (Vezezuela/cs16)-Salvador Monteiro (Portugal/WC), 7-5, 6-3; Mikel Martinez (Espanha/cs8)-Freddie Healey (Portugal), 6-4, 6-2; Anthony Genov (Bulgária/cs4)-Rodrigo Leal (Portugal/Alt.), 4-6, 6-3, 10/5; Ander Tarrio (Espanha/cs9)-Vicente Couto (Portugal), 6-1, 6-3; Gabriel Sardo (Itália/cs15)-Francisco Guimarães (Portugal/WC), 6-3, 6-0; Pablo Hermoso (Espanha)-Miguel Pereira Lopes (Portugal/cs10), 6-1, 6-2.

Dos portugueses vitoriosos, merece destaque Guilherme Valdoleiros, o 7.º cabeça de série, porque vem de conquistar o Masters da FPT e mantém-se numa senda vitoriosa. Mas houve também o regresso de Miguel Semedo, um treinador que não jogava torneios a contar para o ranking mundial do ATP Tour desde agosto de 2022, embora mantenha atividade competitiva em torneios de índole nacional. Miguel Semedo chegou a treinar a neo-zelandesa Lulu Sun quando, em 2021, a então suíça venceu um W25 em São Domingos de Benfica. O jogador-treinador mantém um bom contacto com a jogadora e vibrou com o seu percurso fantástico em Wimbledon 2024, onde veio da fase de qualificação e só foi travada nos quartos de final.

É curioso que Lulu sun, a ex-jogadora de Miguel Semedo, eliminou em Wimbledon Zheng Qinwen, que pouco tempo depois estava a sagrar-se campeã olímpica. A mesma Zheng Qinwen que no último Open da Austrália chamou para a sua equipa técnica (temporariamente) Francisco Rocha, o jogador português que hoje ficou a saber que iria entrar diretamente no quadro principal deste 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António. Francisco Rocha que hoje já treinou nos courts do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António (CTVRSA), tal como Gastão Elias, um dos melhores tenistas portugueses de sempre.

Outra das ‘estrelas’ internacionais que já chegou ao Algarve foi o eslovaco Martin Klizan, um antigo 24.º classificado no ranking mundial, que deixou de competir durante dois anos e meio e regressou no ano passado. Vencedor de seis títulos do ATP Tour, este ‘canhoto’ será um dos cabeças de série e candidato ao título. O seu treino de ontem, no court central, despertou bastante atenção.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.