Valdoleiros conquista primeiro ponto ATP; Araújo, Pereira e dois Silvas também avançam

Por José Morgado - Novembro 20, 2024
Créditos: Sara Falcão/FPT

Guilherme Valdoleiros tem vivido os dias mais importantes da sua carreira nas últimas semanas. Depois do título nacional de pares (foi semifinalista em singulares), o tenista da Maia conquistou esta quarta-feira o seu primeiro ponto ATP, ao qualificar-se para a segunda ronda do ITF M25 de Vale de Lobo, segunda prova consecutiva no agradável clube algarvio. O tenista nortenho, que recebeu um wild card, derrotou na primeira ronda o lucky loser polaco Milosz Sroka (1781.º), por 7-5 e 6-0.

A jornada de quarta-feira correu muito bem ao ténis português e contou ainda com mais quatro vencedores da casa: Frederico Silva (384.º e campeão na semana passada) derrotou o britânico Harry Wendelken (671.º) por 7-6(2) e 6-2; Pedro Araújo (468.º e finalista na última segunda-feira) liderava por 6-0 e 1-0 quando o rival neerlandês Deney Wassermann (655.º) desistiu; Tiago Pereira (534.º) despachou o britânico Harry Thursfield (sem ranking) por 6-3 e 6-1; e João Dinis Silva (17 anos e 1618.º) somou mais um ponto ATP para a sua contabilidade ao superar o britânico Tom Hands (1457.º) por 6-3 e 6-2.

Ao todo, teremos sete portugueses nos ‘oitavos’, com a garantia de pelo menos um tenista da casa nos ‘quartos’, uma vez que Frederico Silva e Guilherme Valdoleiros se vão defrontar.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com