Uma imagem que impressiona: as 16 grandes lesões que estragaram a carreira de Del Potro

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 10, 2022

Juan Martín Del Potro vê uma carreira ilustre chegar ao fim. Afinal de contas, falamos de um tenista que foi número três mundial, ganhou um título do Grand Slam – a bater Rafael Nadal Roger Federer nessa caminhada -, 22 troféus, uma Taça Davis e duas medalhas olímpicas. O suficiente para ser considerado um gigante da modalidade. Mas uma questão vai permanecer para sempre: e se as lesões não o tivessem atormentado?

É uma resposta que nunca vamos ter, com Del Potro a colocar um ponto final aos 33 anos. Mas durante uma semana que tem tanto de emotiva como emocionante, uma imagem rapidamente tornou-se viral. É que nela estão detalhadas as 16 grandes lesões que se sabe que a Torre de Tandil teve ao longo de todo o seu percurso.

A área mais vezes massacrada foi o pulso esquerdo, com quatro lesões, enquanto o pulso direito foi atacado por duas vezes, o joelho direito outras duas e as costas mais duas. De resto, houve problemas no ombro direito, na anca esquerda, no joelho esquerdo, na coxa direita, na virilha e no abdómen. Mesmo assim, alcançou tudo aquilo que referimos. Um monstro.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/balrajshukla/status/1491259563882217472

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt