Tsitsipas vence Monfils em encontro épico rumo à final no Dubai e entra no top 10 pela primeira vez na carreira

Por José Morgado - Março 1, 2019

Welcome to the top 10, Stefanos Tsitsipas. O grego de 20 anos, que entrou nesta semana como 11.º do ranking ATP, garantiu esta sexta-feira um lugar na final do ATP 500 do Dubai e consequente estreia entre os 10 melhores da classificação mundial na próxima semana. Tsitsipas, campeão em Marselha na semana passada, já leva oito vitórias seguidas e consegue pela primeira vez chegar à final em torneios consecutivos.

Num encontro épico, Tsitsipas derrotou o francês Gael Monfils, número 23 ATP e também ele vindo de título — em Roterdão, há duas semanas — por 4-6, 7-6(4) e 7-6(4), ao cabo de três horas de duelo, dando a volta a uma situação muito complicada, de set e break abaixo a meio do segundo parcial. Como era esperado, o encontro contou com vários pontos de cortar a respiração… como este.

Tsitsipas vai defrontar na final o vencedor da segunda ‘meia’, entre o suíço Roger Federer e o croata Borna Coric. Tsitsipas lidera o confronto direto diante de Federer (1-0, este ano no famoso duelo do Australian Open) e também diante de Coric (1-0, mas o croata desistiu após 15 minutos na primeira ronda do Masters 1000 de Roma, em 2018).

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1101516577554468869

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt